Tofu Empanado

Olá minha gente!! Como estão? Espero que todos estejam super bem!!! Por aqui tudo meio corrido, mas, como sempre, ótimo!! Quem me conhece sabe que "viver de bem com a vida" é o meu lema. Se boas coisas acontecem é maravilhoso, só agradeço!!! Por outro lado, como a vida sempre nos surpreende, ás vezes coisas não tão boas acontecem e aí seguindo o meu lema, não brigo com ela (a vida, hahaha) procuro entender, aprender e também agradeço, não só pelo fato de estar viva e saudável, mas pela possibilidade de adquirir conhecimento e força através da experiência vivida!!

Sempre foi meu sonho, desde muitos anos, deixar de consumir animais ou qualquer produto que tenha causado o sofrimento ou exploração deles!! E o que me deixa imensamente feliz é constatar que é possível e viável, ainda mais hoje em dia com o veganismo crescendo de forma surpreendente.

Não vou dizer que o processo é fácil, até porque vivemos e crescemos em uma cultura majoritariamente "carnívora". Pra mim, a parte mais difícil em relação a alimentação foi deixar de consumir queijos, porque sempre amei. Mas já tem alguns anos que não estou consumindo e até agora tá tudo tranquilo, inclusive já percebi os efeitos no meu corpo, eu tinha uma rinite alérgica crônica, que se foi, podem acreditar!!

Enfim, é um processo diferente para cada um de nós, mas o mais importante, pra mim, é poder comprovar quantos benefícios essa mudança trouxe para a minha vida e minha saúde. Me sinto muito mais disposta, tranquila e feliz!! Olhar para o meu prato e constatar que nenhum animal precisou morrer ou sofrer pra me alimentar, me traz um bem estar incrível.

Eu adoro tofu e essa receita de hoje é muito fácil e fica bem gostosa, Não adianta torcer o nariz para o tofu, porque é sem graça, sem gosto...etc., mas na verdade é só uma questão de tempero.

Bom, minha gente, falei escrevi pra caramba...ufaa, me empolguei!!! Amo falar de veganismo e não sei se vocês sabem que vai muito além da alimentação, mas isso é papo para outro post...hehehe.

Então bora pra essa receita logo né gente...rsrs, que é bem mais curtinha e rápida que o meu textão, mas este é um texto que vale a pena ler né, porque amor e respeito pela vida e por todos os animais do planeta nunca é demais!!

Ingredientes

200g de tofu firme (uso sempre orgânico)

1/2 xícara de molho de soja (shoyo)

Suco de meio limão

2 dentes de alho bem picadinhos

Sal e pimenta a gosto

Fubá para empanar (usei o fino)

Azeite para fritar (se preferir usar óleo, ok)

Preparo

Seque bem o tofu com papel toalha, para remover bem a umidade. Corte o tofu em fatias, nem muito grossas, nem muito finas (conforme as fotos), reserve. Misture o molho de soja, o suco de limão, o alho, sal e pimenta e coloque o tofu nesta mistura para marinar. Deixe marinando por 30 minutos ou até um pouco mais, assim o tofu absorve bem o tempero. Transcorrido o tempo da marinada, coloque o fubá em um recipiente e passe o tofu pelo fubá, envolvendo ele por completo.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite ou o óleo, não coloque demais, pois não se trata de uma fritura em imersão. Deixe o tofu fritar até que doure dos dois lados, coloque em um recipiente forrado com papel toalha para secar bem e sirva em seguida. Aproveitei a marinada e depois fiz um molhinho com ela.

Este tofu pode ser acompanhado por arroz integral, feijão e salada, vai ficar, com toda a certeza uma refeição muito completa, nutritiva e saborosa,


Comentários