Ceviche de Coco Verde


Se eu sinto falta de saborear os diversos tipos de ceviche originais? Sendo muito honesta, na verdade, não sinto não. Sério gente, o gosto de peixe já não me atrai faz tempo. Eu sempre gostei muito de peixes e frutos do mar, mas as razões que me levaram a deixar de consumi-los vão muito além do sabor. Portanto, quando me lembro de toda a cadeia de sofrimento por que passam os habitantes do oceano para chegar ao meu prato, qualquer vontade que ainda existisse dentro de mim de sentir o sabor desses belos espécimes, passaria rapidinho. 

E vou contar uma coisa pra vocês, essa versão com coco verde é tão boa, mas tão boa que não deixa nada a desejar para os ceviches feitos com os nossos lindos peixinhos. 

Então vamos a receita. Experimentem que vale muito a pena!!!

Ingredientes:

para o leite de tigre de coco

Polpa de 1 coco verde (que esteja bem carnudo)
Água de coco (vai colocando aos poucos, até chegar no ponto, nem muito ralo, nem muito espesso) 
Suco de meio limão 
Sal e pimenta a gosto

para o ceviche 

Polpa de 2 cocos verdes (que estejam bem carnudos) 
cebola roxa pequena cortada em meia lua
Coentro a gosto (pode substituir por cebolinha ou salsinha)
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

do leite de tigre de coco

Bata muito bem no liquidificador a água de coco, o suco de limão, uma pitada de sal e pimenta. Coe e reserve na geladeira. 

do ceviche 

Retire e corte a polpa dos dois cocos em lâminas e reserve-as na geladeira. Lave a cebola cortada e  mantenha de molho na água gelada por alguns minutos. Em um recipiente, coloque as lâminas de coco, a cebola, o sal, a pimenta, o coentro ou salsinha ou cebolinha e misture bem. Todos os ingredientes devem estar bem gelados. Regue com o leite de tigre de coco e sirva gelado.

Nota1: Se quiser um sabor que te lembre o mar, aqueça, passando bem rapidamente, na chama do fogão, um folha de alga nori, pique-a bem picadinha e salpique um pouco por cima do ceviche.

Nota2: Você pode também acrescentar uma pimenta dedo de moça bem picadinha, sem sementes, que fica bom demais. Não coloquei porque não tinha e me esqueci de comprar...rsrsrs


Comentários