Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo


Não sei se vocês amam bolo tanto quanto eu, mas vamos combinar que um bolinho fofinho é bom demais. Acompanhado de um cafezinho em uma tarde fria e chuvosa, ou de um espumante ou vinho branco gelados, em uma tarde ensolarada, tudo de bom!! 

Encontrei essa receita na revista inglesa "Delicious". É um bolo diferente, que fica com cor e sabor únicos. A combinação das tâmaras com o gengibre o deixa muito especial!! Dei aquela veganizada na receita, claro, pois apesar de amar bolos, pra mim, é imprescindível que não tenham nenhum ingrediente de origem animal.

Eu adorei, apesar de ser meio suspeita, diante da minha paixão declarada por bolos, mas esse é mesmo bem especial!! 
 

Ingredientes
 
Para o bolo
200g de tâmaras secas picadas
1 xícara de água fervida
1 colher de chá de bicarbonato
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/2 xícara de óleo de girassol
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de fermento em pó
Gengibre cristalizado, nozes ou castanha-do-pará para decorar
 
Para o caramelo
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga vegana
100ml de leite vegetal
1 pitada de sal
 
Preparando o bolo: Coloque as tâmaras em um recipiente e misture com o bicarbonato e a água fervida, reserve. Misture a farinha de trigo, o açúcar e o gengibre em pó. Adicione o óleo, o vinagre, as tâmaras juntamente com o líquido e misture muito bem. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que perfurando o centro com um palito, o mesmo saia limpo.
 
Preparando o caramelo: Leve o açúcar para derreter em fogo baixo, depois de derretido, adicione a manteiga e siga mexendo até que estejam bem misturados. Adicione o leite e mexa até que fique bem uniforme, cremoso e brilhante. Transfira para um recipiente e deixe esfriando até que fique com uma consistência cremosa e densa. Aplique o caramelo sobre o bolo e decore com gengibre cristalizado, nozes ou castanhas-do-pará picadas.

Comentários