Nhoque de Batata Doce ao Molho de Manteiga e Sálvia

Olá a todos!!! Essa receita de nhoque de batata doce fica boa demais e não é difícil de fazer, apesar de que nhoque sempre demanda um tempinho e dá um trabalhinho, não vou mentir, mas difícil...difícil não é, garanto!! Algumas pessoas acabam desistindo de fazer por achar que é complicado, pois tem muitas etapas, dá trabalho, etc., mas garanto…é tranquilo gente e é terapêutico. É sim, podem acreditar, não é papo não….hahaha. 

Experimentem fazer, deem uma chance ao nhoque que vocês não vão se arrepender!!

E como hoje é dia 29, vamos aderir à tradição do nhoque da fortuna e fazer um delicioso nhoque vegano. Quem quiser saber mais sobre a origem desta tradição clica aqui.



Ingredientes

para a massa:

1 batata doce grande descascada e cortada em cubinhos

1/2 xícara de farinha de trigo

1 c. s. de farinha de linhaça dourada hidratada c/ 3 c.s. de água

Sal, pimenta, noz moscada  a gosto e um pouquinho de azeite

para o molho:

1 colher de sopa de manteiga vegana

1/2 colher de sopa de azeite

Folhas de sálvia pequenas (8 a 10)

2 castanhas do pará picadas e torradas para finalizar

Preparação

Da massa:

Cozinhe a batata até que fique macia. Enquanto isso, em um pequeno recipiente, prepare a linhaça; misture-a com a água e espere uns 15 minutos. Quando a batata estiver cozida, escorra a água do cozimento e amasse bem a batata com um pouquinho de azeite, pode ser com um garfo ou com o amassador. Acrescente a linhaça hidratada e misture bem, adicione os temperos e a farinha de trigo e continue misturando bem até que se forme uma massa bem macia e consistente. Caso sinta que ainda não está homogênea acrescente mais um pouco de farinha, mas não exagere, pois senão pode desandar. 

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, divida-a em partes, enrole fazendo as tiras em formato de “cobrinha” numa espessura não muito grossa e corte formando os nhoques (foto 1).

Cozinhe o nhoque em uma panela com água fervente, por cerca de um minuto ou até que flutuem à superfície (foto 2).

Retire os nhoques com uma escumadeira e reserve em um recipiente com um pouquinho de azeite para que não grudem.

Do molho:

Aqueça uma frigideira e acrescente a manteiga vegana e o azeite, cuidando para não queimar. Adicione as folhas de sálvia e deixe por alguns segundos. Envolva os nhoques nesse molho. Na mesma frigideira torre as castanhas e salpique por cima do nhoque. Sirva em seguida, acompanhado de uma saladinha bem fresquinha!! Aqui mesmo no blog tem receitas ótimas de diversas saladas diferentes e gostosas

NotaEssa receita rende uma porção para duas pessoas que não comem muito…hehehe!!! Caso desejem uma porção maior, dobrem as quantidades, com exceção da linhaça.


Foto 2
Foto 1


Comentários