Grãomelete (o "omelete" vegano)

Esta é uma receita muito legal. Para quem já é vegano ou está em transição para o veganismo, esta é uma ótima substituição para o omelete.

Parece omelete, mas não tem sabor de omelete, o que pra mim é ótimo, pois preciso confessar que mesmo antes de ser vegana, quando ainda era ovolactovegetariana, não gostava muito de lidar com ovos. O odor e a textura não eram lá muito agradáveis pra mim. Agora então que consigo fazer a conexão da cruel indústria de ovos com o sofrimento que causa aos animais, fica ainda mais fácil não consumir ovos!

E a medida que fui deixando de ser vegetariana e comecei a me tornar vegana (já se vão alguns anos), descobri tantas novas texturas, cores e sabores que ainda fico fascinada e feliz com esse lindo universo e muito convicta desta minha escolha de vida!!

Então vamos à receita:

Usei

¾ xíc de farinha de grão de bico
½ xíc de água

Misturei

cenoura ralada, cebolinha e salsinha picadas, sal e pimenta a gosto, mas vocês podem colocar, tomates picados, abobrinha ralada, cebola roxa picada...enfim, o mesmo que colocariam em um omelete, as possibilidades são infinitas.

Preparo: Bati a massa com um fouet* , misturando os ingredientes e em uma frigideira aquecida com um pouco de azeite, deixei dourar de dois a três minutos de cada lado. Prontinho, agora é saborear essa delícia com uma deliciosa salada verde fresquinha. Gente, fica bom demais!!

E pra mim, a melhor parte é que no prato vai ter uma comidinha gostosa e nutritiva sem sofrimento ou exploração animal.

Nota: Caso a massa fique muito espessa vai acertando aos poucos com mais água.

*Instrumento de cozinha feito de fios de aço ou de plástico curvos e entrelaçados, formando o desenho de uma grande gota. Usado para bater ingredientes como por exemplo: bolos, cremes e molhos. 

Comentários