Batata Doce Rosti com Cebola Caramelizada e Gergelim

  

Batata rosti sempre foi um desafio pra mim. Virá-la sem destruí-la...verdadeira aventura!! Na verdade ainda é, pois esta que trago hoje não ficou aqueeeeeela perfeição, mas depois de várias tentativas até que foi....depois de umas mil vezes acho que chego lá...hehehe...o mais importante é que ficou bem saborosa!!

Ingredientes

2 batatas doces

1 cebola

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sobremesa de mostarda Dijon

Sal e pimenta a gosto

Azeite para fritar

Gergelim branco e preto torrados para finalizar

Preparo

Comece descascando e ralando as batatas cruas. Deixe de molho na água, dentro da geladeira, enquanto prepara as cebolas.

Preparando as cebolas: Aqueça o azeite em uma frigideira. Adicione a cebola e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a tampa e cozinhe por uns 20-25 minutos em fogo baixo até que as cebolas adquiram um tom marrom claro, controlando para que não queime. Aumente o fogo e adicione o açúcar. Deixe cozinhar, mexendo até que o líquido quase seque e as cebolas estejam brilhando. Espere esfriar.

Retire a batata da geladeira, escorra muito bem toda a água e tempere com sal, pimenta e a mostarda. Adicione a cebola caramelada e misture bem.

Em uma frigideira aqueça, em fogo médio, aprox. 2 colheres de azeite. Coloque um punhado da batata, moldando como uma panqueca e deixe fritar até que fique bem dourada e crocante. Vire-a com a ajuda de um prato e deixe dourar do outro lado. Eu fiz em tamanho menor (cerca de 10cm) e rendeu 6 porções, mas vocês podem fazer em tamanho maior se quiserem. 

Depois de prontas, salpique-as com gergelim branco e preto torrados e bom apetite!!

Comentários